Independência dos Estados Unidos

- Após a assinatura do Tratado de Paris, o qual pôs fim à Guerra dos Sete Anos ( pode ler sobre a mesma no menu ao lado), a Inglaterra precisando de lucro para recuperar o que foi perdido com a guerra, passou a cobrar diversos impostos extras na colônia;

- Além destes impostos, também foram criadas novas leis, que serão citadas abaixo:

  • Lei do Chá: Deu o monopólio do comércio de chá para uma companhia comercial inglesa
  • Lei do Selo: Todo produto que circulava na colônia deveria ter um selo vendido pelos ingleses
  • Lei do Açúcar: Os colonos só podiam comprar açúcar vindo das Antilhas Inglesas

- Estas novas taxas, geraram muita indignação e revolta dos colonos.

- Uma revolta feita é conhecida como "Festa do Chá de Boston", nesta, vários colonos invadiram, a noite, um navio inglês carregado de chá e, vestidos de índios, jogaram todo carregamento no mar;

- Depois desta revolta, a Coroa Inglesa cobrou todo o prejuízo além de colocar soldados ingleses cercando as cidades;

- Os colonos do norte resolveram promover, no ano de 1774, um congresso ( Primeiro Congresso da Filadélfia)para tomarem medidas diante de tudo que estava acontecendo. O objetivo deste congresso era retomar a situação anterior às mudanças. O rei da Inglaterra George III, não aceitou as propostas e além disso, criou as "Leis Intoleráveis".

  • Um exemplo de Lei Intolerável é a Lei do Aquartelamento, a qual dizia que todo colono norte-americano era obrigado a fornecer moradia, alimento e transporte para os soldados ingleses.

- Em 1776, os colonos se reuniram no segundo congresso com o objetivo maior de conquistar a independência. Durante o congresso, Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. Porém, a Inglaterra não aceitou a independência de suas colônias e declarou guerra. A Guerra de Independência, que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha.

- Em 1787, ficou pronta a Constituição dos Estados Unidos com fortes características iluministas. Garantia a propriedade privada (interesse da burguesia), manteve a escravidão, optou pelo sistema de república federativa e defendia os direitos e garantias individuais do cidadão.